Coligação liderada por PSDB deve eleger 20 ou mais deputados estaduais

As seis coligações majoritárias que disputam as eleições deste ano começam a fazer suas contas em relação ao número de parlamentares que terão condições de eleger. Os números são projetados a partir das bancadas dos partidos que compõem as alianças registradas. Assim, a aliança liderada pelo PSDB do senador Cássio Cunha Lima prevê eleger em torno de 20 deputados estaduais.
A coligação encabeçada por Cássio é integrada por PSDB (uma deputada), PEN (cinco), PR (um), PTB (um), PSD (dois), PP (uma), PRB (um), PSC (quatro), PPS (um), PTN (um), PMN, PTdoB, PSDC e SDD. Ou seja, a bancada tem atualmente 18 deputados, mas a amplidão da aliança sinaliza para a eleição de mais dois ou até mesmo três deputados.
Em seguida vem a coligação liderada pelo governador Ricardo Coutinho, que tem PSB (três deputados), DEM (quatro), PSL (um), PV (um), PDT, PRTB, PRP, PCdoB, PHS e PPL. São nove deputados e projeta-se a eleição de uma bancada de dez deputados. Restaria o PMDB, que tem como candidato majoritário o senador Vital Filho…
O PMDB tem cinco deputados, e talvez só eleja três ou, no máximo, quatro deputados. Mas, isso depende do que irá ocorrer com o PT. Se o PT estiver coligado com o PMDB, os dois partidos podem eleger uma bancada de seis deputados. Caso o PT fique com o PSB, então a tendência é a coligação liderada pelo governador eleja onze ou doze deputados, considerando dois do PT.
Como o PROS, PSTU e PSOL, que lideram as outras três coligações, não têm deputados estaduais, as projeções não sinalizam para a eleição de parlamentares para a Assembleia. Mas, é preciso considerar que as projeções levam em conta o poder de fogo com base nas atuais bancadas, mas isso não significa que partidos sem deputados não elejam parlamentares.

Fonte: Blog do Helder Moura

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.