CMC

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal fez jus a sexta-feira 13

15/05/2016






A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cuitegi/PB, teve logo no inicio um grande embate e discussão entre o oposicionista e o Presidente da Câmara Municipal Willame, em uma sessão que estava presentes todos os Vereadores, aconteceu fatos inusitados.

A primeira a se pronunciar foi a Vereador Rosinete que parabenizou a gestão do Prefeito Guilherme Madruga e elogiou a Primeira Dama pelo grande evento dos dia da mães promovido pela Prefeitura Municipal.




Em seguida foi o Vereador Vivaldo falou que o Presidente utiliza da força do direito de conceder a palavra a ele a hora que ele quiser, haja visto o temor que ele tem do Prefeito, destacou o nobre Vereador que, o Presidente temia, e destacou que a democracia estava indo por água abaixo, e estava faltando condições de o Presidente conduzir os trabalhos da Câmara Municipal.



Falou o Vereador que a autoridade dele era maior do que a do Prefeito dentro da Câmara Municipal, que o Senhor Presidente colocou ele primeiro por mando do Prefeito enfim, falou que o Presidente estava quebrando tradições antigas, que solicitou que o Presidente renunciasse à Presidência da Casa, destacou o Vereador Vivaldo.

Vale destacar que, o Presidente não infringiu nenhum artigo que está no Regimento Interno da Casa Legislativa, uma vez que, não está destacado a ordem sequencial de oratória de Vereadores compete essa prerrogativa ao Presidente da Casa.
Destacamos o que diz o art. 5º, § 1º do Regimento Interno da Câmara:
§ 1º - As reuniões de que trata o caput deste artigo serão realizadas nas terças e quintas-feiras, com início às 19 (dezenove) horas e duração de duas (2) horas.

Sendo que as Sessões a vários anos acontecem nas sextas-feiras de cada semana as 19:30 horas, o Vereador em um ato de retaliação ao Presidente, usou a Tribuna da Casa por 1 (uma) hora e 26 (vinte e seis minutos), tirando o direito dos demais nobres Vereadores de se pronunciar durante a Sessão Ordinária.

O Vereador Zé da Padaria, repudiou a postura do Vereador Vivaldo que, se estendeu demais no seu discurso, e rebateu as acusações feitas pelo Vereador opositor, alegou o Líder do Governo que ele abusou da democracia.



A Vereador Delma Amorim, também repudiou a postura e se reportou a fala do Vereador com relação ao CRAS do Município de Cuitegi/PB, e convidou o Vereador para visitar a instituição para conhecer os trabalhos que está sendo executado, e na oportunidade a Vereador Delma fez referência ao Cantor Cuitegiense Ricardo Souza, que foi fruto de um programa oriundo do CRAS.



O Vereador Alexandre de Almeida, lamentou a postura do Vereador Vivaldo e se solidarizou com o Presidente da Câmara Municipal pelas constantes ofensas que dirigiu ao Presidente, e o Vereador ressaltou que a sessão ordinária durará apenas duas horas, destacou ainda o Vereador que foi muito enfadonho o discurso do Vereador Vivaldo que até mesmo o Vereador Doca se ausentou da sessão que não aguentou tamanha atitude, o Vereador relembrou que o próprio Prefeito garantiu que vai fazer o PCCR dos servidores públicos, fazendo com que todos os funcionários que a lei acobertar seja beneficiado todos os efetivos, destacou ainda o Vereador que, no tocante ao auxilio aluguel não é o Prefeito que viabiliza o processo do Projeto e sim os critérios estabelecidos no Projeto e a Assistente Social que faz o estudo sociocultural e já chega mastigado no setor financeiro. Solicitou ainda que, o Vereador fizesse um papel imparcial não ficasse disseminando informações controvérsias.

 Em seguida foi o Vereador Presidente, que destacou que, vem exercendo a democracia como nunca visto na Câmara Municipal e faz uma rodada de oradores aleatória que não faz sentido o que alegou o Vereador Vivaldo e disse que estava inovando na Câmara, e disse que Vivaldo foi muito infeliz ao dizer que ele não tinha condições para conduzir os trabalhos legislativos e o próprio Vereador destacava recentemente nas rádios que e o atual Presidente era muito democrático, e disse que o Vereador Vivaldo vai apanhar no agrupamento político que ele compõe, e vai responder nas urnas todas as ações e postura incompatível com o papel do parlamentar mirim, relatou ainda que o vereador fazia uma oposição mesquinha, destacou em seu discurso o Presidente da Câmara Municipal.

 

Logo após, foi o Vereador Marivaldo Moura, disse que o Vereador quebrou todos os requisitos bons que o parlamento tinha com relação ao Vereador, e destacou que diante do conhecimento na área de saúde disse que o Vereador estava fora de si, e disse que a postura do Vereador era uma vergonha.



Finalizando foi o Vereador Dida, que lamentou a extensão do discurso do Vereador Vivaldo e deu um voto de repúdio, e disse que ele Vereador tinha vindo com um distúrbio emocional e destacou as ações do Prefeito Guilherme Madruga.

Portanto, diante dos resumos das falas dos Vereadores percebemos que a sessão foi bastante badalada e fatos jamais visto, na Câmara Municipal de Cuitegi e no final o Presidente colocou em votação o pedido de voto de repúdio para o Vereador Vivaldo que foi aprovado por 6 a 1.

Confira os áudios da Sessão Ordinária abaixo: 

Primeira parte da Sessão





Da Redação do site: http://www.cuitegiemfoco.com/

About Alexandre Almeida

1 comentar:

  1. É importante a população acompanhar as ações dos Vereadores da Câmara Municipal para avaliação nas urnas esse ano.

    ResponderExcluir

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.