Brasil

Entenda o que pode acontecer com Dilma e Temer após o julgamento o julgamento no TSE

Por Greice Targino 03/04/2017 - 08:38 hs

Nesta Terça (4), iniciará o primeiro julgamento de uma chapa presidencial da história do Brasil. Sete ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgarão se Dilma Rousseff e Michel Temer cometeram abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014.

Com o impeachment de Dilma no ano passado, o vice (Temer) poderá ser caçado, e ambos se tornarem inelegíveis (ou não). Ambos ainda poderão recorrer, caso a cassação do mandato seja decidida no julgamento.

AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) de número 1943-58 , movida pelo Diretório Nacional do PSDB, foi ajuizada dias depois do primeiro turno eleições de 2014.

O documento tem 1086 páginas, 52 depoimentos e provas colhidas ao longo das investigações.

O Relator do processo e Ministro do STJ que é Paraibano, Herman Benjamin, poderá decidir pela não punição com inelegibilidade dos julgados, segundo ministros que tiveram acesso ao relatório dele, conforme publicou a Folha de Sâo Paulo, Benjamin teria encontrado irregularidades financeiras, porém, não há provas cabais de que Dilma e Temer sabiam de que as contas da campanha eram abastecidas por esquema de caixa dois.

Os advogados de defesa serão ouvidos, em seguida o representante do MPE (Ministério Público Eleitoral) e em seguida, o relator do processo apresentará seu voto, seguidos dos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Se Temer for cassado, poderá recorrer ao TSE e ao STF. Rodrigo Maia, presidente da Câmara assume a presidência da República e convoca novas eleições indiretas, com votos apenas dos deputados federais e senadores.

Se o TSE punir Dilma com a inelegibilidade, eles não poderão disputar eleições por oito anos.


Fonte: Nordeste1

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.