Treze partidos fecham com o PSDB; Cássio, Ruy e Wilson Santiago formam chapa

Completam a chapa majoritária o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), como primeiro suplente de Wilson Santiago, e Júlio Evangelista (PPS), na segunda suplência
Eleições | Em 29/06/14 às 16h06, atualizado em 29/06/14 às 21h49 | Por Naira Di Lorenzo
Naira Di Lorenzo
Convenção em JP define o PSDB nas eleições
O PSDB fechou coligação com 13 partidos para a chapa majoritária com o senador Cássio Cunha Lima candidato a governador e o deputado federal Ruy Carneiro a vice-governador. A aliança foi oficializada na tarde deste domingo (29), durante a convenção do PSDB no Colégio Marista, em João Pessoa.
Leia mais notícias de Política do Portal Correio
Além dos nove partidos (PMN, PRB, PTN, SD, PSD, PT do B, PPS, PSDC, PTC e PEN) que já haviam anunciado apoio a Cássio, três dos partidos mais ‘cobiçados’ pelas três principais candidaturas ao governo confirmaram a aliança com os tucanos: PTB, PSC e PR.

O presidente do PTB na Paraíba, Wilson Santiago, confirmou na tarde deste domingo (29), antes do início da convenção do PSDB ao Portal Correio, a coligação com o PSDB e sua candidatura a senador. Completam a chapa majoritária o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), como primeiro suplente de Wilson Santiago, e Júlio Evangelista (PPS), na segunda suplência.

“Hoje não só ficará na história, como também nos dará impulso para fazer com que a democracia prevaleça. O grito de independência vai começar a ancorar em Cabedelo e terminar em Cachoeira dos Índios”, prometeu Wilson Santiago.

Cássio foi o último a falar aos militantes e a classe política presente. Ele destacou que não estava em seus projetos ser candidato a governador este ano, mas que entra na disputa “para reconciliar o Governo com a sociedade".
“Confesso a vocês que não estava nos meus planos disputar essa eleição, até por que, de forma generosa a Paraíba me elegeu em 2010, mas eu não poderia me omitir diante de tantas dificuldades e injustiças, de tantos compromissos não cumpridos, mas, sobretudo diante da perseguição aos mais humildes”, contou.

Ele não poupou críticas ao governador Ricardo Coutinho, o acusando de perseguições políticas e de causar discórdia entre os poderes no estado. “Vivemos um tempo em que a discórdia e o confronto são promovidos pelo próprio governador. Meu primeiro propósito como governador é reconciliar o Estado, o Governo com a sociedade. Não é mais possível que o Governo seja instrumento de confronto, de enfrentamento. Tem algo errado com o governador que se confronta com todo mundo, com os outros poderes, a exemplo do ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, que não respeita nenhuma categoria de servidores”, criticou.

Aliados atacam governador

A convenção do PSDB começou por volta 17h com discursos de apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima dos presidentes dos partidos aliados. Com o ginásio do Colégio Pio X lotado de militantes e apoiadores falaram o deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), o deputado federal Benjamin Maranhão (SD), o deputado estadual Jutay Menezes (PRB), o ex-deputado Genival Matias (PT do B), o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, o deputado estadual Ricardo Marcelo, o vice-governador Rômulo Gouveia e o ex-deputado Marcondes Gadelha (PSC).

Os dirigentes miram o discurso contra a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB).
“Companheiros o campeão voltou, com a força do povo e a vontade de Deus. Voltou para enfrentar todas essas mazelas que tornou a vida dos paraibanos um inferno”, declarou Marcondes Gadelha.

O vice-governador Rômulo Gouveia também subiu no palanque e se emocionou ao falar do rompimento como governador Ricardo Coutinho e retorno ‘ao ninho tucano’. “Não acho que estou voltando, porque daqui nunca sai. Até a sexta-feira, onde estive como vice-governador, foi em defesa da Paraíba (...) A traição que sofri foi desleal e tiraram minha pré-candidatura ao Senado”, disparou.

Luciano Agra discursou a favor de Cássio “Sempre achei que as mudanças da Paraíba estavam nas mãos de Cássio. Por que? Porque Cássio é gente como a gente. (...) É uma honra de ser suplente de Wilson Santiago, dessa forma poderemos fazer as mudanças que a Paraíba merece”, disse.
Cícero Lucena não comparece
Como já era previsto, o senador Cícero Lucena (PSDB)  não participou da convenção do PSDB. O parlamentar foi um dos líderes tucanos que mais defendeu o nome de Cássio para disputar o Governado, mas se ausentou do evento por ter a sua candidatura de reeleição ao Senado negada pelo partido. Ele declarou neste domingo que não disputará as eleições de outubro.

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.