Destaque

Vereadores de Oposição estiveram com o Deputado Raniery Paulino para debater a saída de Cuitegi do semiárido.

 



Os Vereadores: Alexandre Almeida, Jailson Pereira, Germano Monteiro, Biu do Canudo, Edinho, Willame Lima e Chico Mala, estiveram com o Deputado Estadual Raniery Paulino para discutir a exclusão da cidade cuitegiense do semiárido.

Na oportunidade foi tomada decisões para tentar reverter a Resolução que retirou 10 cidades da região do brejo do semiárido, prejudicando assim, as cidades excluídas. O Deputado Raniery se prontificou a lutar para manter a delimitação da região do semiárido. 

Raniery Paulino recorre aos deputados federais para solucionar delimitação da região semiárida da Paraíba

Após Resolução da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) alterar a saída de 10 cidades do semiárido, o deputado estadual Raniery Paulino apresentou, ao Governador do Estado da Paraíba, João Azevedo, a Bancada de Deputados Federais do Estado da Paraíba e ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para que corrija os equívocos na delimitação da região semiárida, alterada por meio da Resolução nº 150/2021.

O Conselho alterou a delimitação da região semiárida brasileira, excluindo 50 municípios, dentre eles 10 municípios paraibanos: Lagoa de Dentro, Borborema, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho, Cuitegi, Duas estradas, Pilões, Pilõezinhos e Pirpirituba.

Para Raniery, trata-se de uma medida equivocada, injusta, desigual, que retira diversos benefícios, inibindo políticas públicas.” Os municípios excluídos do semiárido enfrentam um período de seca prolongada, desabastecimento de água, sendo socorridos através de carros pipa. Todos os dias a imprensa estadual relata o sofrimento das famílias, provocado pela ausência de chuvas e o colapso das barragens”, argumentou.” Portanto, a Sudene precisa reparar esse desacerto, uma vez que os 10 (dez) municípios paraibanos atendem aos critérios técnicos e científicos em vigência, cuja deficiência hídrica é pública e notória”, finalizou.

Nesse contexto, o parlamentar sugeriu que seja corrigido e revisado esse novo Mapa do Semiárido brasileiro, corrigindo os estranhos critérios de corte dos municípios paraibanos, sobretudo porque esses mesmos métodos não foram adotados para outras jurisdições com as mesmas características, permanecendo na lista atual de inclusão do semiárido.

 


Fonte: https://www.bastidorespb.com.br/ com Cuitegi em Foco

 

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.