Cuitegi

TCE-PB DISPONIBILIZA À POPULAÇÃO RELATÓRIOS DAS GESTÕES MUNICIPAIS E CUITEGI APRESENTA GASTO ZERO COM COVID-19.

 


Com base em informações enviadas pelos gestores públicos para o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), foram gerados automaticamente relatórios de auditoria detalhados do que cada município paraibano arrecadou e como gastou o dinheiro público no período inicial de gestão de cada município. E, analisando os dados sob a luz da legalidade e dos demais princípios fundamentais da administração pública, os auditores do Tribunal identificaram diversos problemas.

O relatório de acompanhamento do TCE/PB, do município cuitegiense com relação a gastos com o enfrentamento da disseminação do COVID-19, foi R$ 0,00 (zero reais). Infelizmente, o poder executivo não trabalhou até´ agora de maneira efetiva no combate ao Coronavirus, de acordo com os dados do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, percebemos que realmente a gestão não fez seu papel de casa com essa problemática que assola o mundo.


CONFIRA PARTE DO RELATÓRIO DO TCE/PB



Covid-19 nos municípios - De acordo com dados levantados, ao final de março, a Paraíba contava, de forma acumulada, com 259.173 casos de Covid-19, conforme dados do Ministério da Saúde. Na mesma data, também de forma acumulada, eram registrados 5.744 óbitos.

 

Veja as ações até agora da gestão no combate ao COVID-19, em Cuitegi/PB:

 

·         Não houve, divisão física entre os que apresentam sintomas da covid-19 e os que apresentam sintomas de outras doenças.

 

·         A orientação é para quem tem caso leve da covid-19 permanecer em casa, porém, não existe assistência as pessoas acometidas com COVID-19. Com assistências pontuais e despesas cotidiana.

 

·   Não houve disponibilização de "Assistente virtual" que faz triagem de pacientes com suspeita de covid-19.  A população podia passar pela triagem on-line de suspeita de covid-19 por meio da Central de Relacionamento da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde.

 

·         Proteção e auxílio à população e aos profissionais da saúde na linha de frente do COVID-19.

 

·         Distribuição de cestas ou crédito alimentar para famílias em vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia.

 

·         A Secretaria Municipal da Saúde de Cuitegi, não distribuiu nas residências o kit COVID-19, para reforça medidas simples de combate ao avanço do novo coronavírus.

 

·         Não houve o devido Reforço no estoque de medicamentos e de equipamentos de segurança em Cuitegi.

 

·         Não houve o aumento das compras de álcool gel, luvas, máscaras e demais equipamentos de segurança feito antes da notificação dos primeiros casos de covid-19 na cidade.

 

·         Não houve, a implantação de uma unidade específica para atendimento de profissionais da saúde da Prefeitura em casos de sintomas da covid-19. 

 

·         A gestão vetou Projeto de lei que viabilizava os testes do COVID-19, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores.

 

VEJA OS VALORES ATUAIS REFERENTE A SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CUITEGI-PB



 

O acesso dos cidadãos aos relatórios e alertas é total e irrestrito. Basta visitar o Portal do TCE-PB (tce.pb.gov.br) e clicar no link “Consulta Processo ou Documento”. Lá a busca pode ser feita pelo nome do município, período, número do processo ou documento ou outras informações específicas. As mesmas informações também são acessíveis por meio de aplicativo para smartphone – o Nosso TCE-PB, disponível para download nas plataformas Android e IOS.


Resguardamos o direito para a Secretaria e a assessoria da gestão se pronunciar sobre o relatório de acompanhamento do TCE/PB.




FONTE: TCE/PB COM A REDAÇÃO

 

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.