Opinião

O poder da palavra e o valor do silêncio


A palavra é uma das mais poderosas armas, debruçando-nos sobre esta afirmação, podemos dizer que se constatá-las no dia a dia de nossas vidas, podemos perceber, que a palavra conquista enternece, domina, aproxima ou pode até mesmo afastar as pessoas, fazendo eclodir guerras, além disso, ela também pode exaltar multidões, como também fazer a paz, encerrando conflitos, calando bombas e canhões.
Por isso, não devemos ignorar o valor do silêncio, pois precisamos saber, a todo o momento, se a nossa melhor opção é falar ou permanecer calado. A comunicação entre nós, humanos, é principalmente feito por meio da oralidade ou da escrita. As palavras são capazes de se tornarem concretas, as nossas ideias e os nossos pensamentos. Quando dizemos alguma coisa, as pessoas ao nosso redor podem ouvi-las e interpretarem do jeito que bem quiserem, e, isto faz com que se diga que antes de falar, é necessário sempre pensar o que se vai dizer, do contrário pode ocorrer pequenas condutas ou manifestações que acabem enfraquecendo o poder da palavra ou até provocar efeitos nefastos, ou seja, consequências graves, além do arrependimento posterior que pesará nossa consciência por muito tempo, assim, vez por outra, devemos refletir se estamos usando corretamente as palavras ou  estamos se fazendo mau uso delas.
Em alguns momentos não logramos êxito na maneira de traduzir para palavra, aquilo que realmente tentamos e que queremos dizer. Algumas oportunidades, sabemos que não temos consciência plena do que estamos sentindo ou pensando, e, é exatamente nessas horas que as coisas não devem ser ditas, em caso de dúvida, devemos reconhecer o valor do silencio e adotá-lo.
Às vezes as pessoas dizem mentiras, simplesmente porque não pensaram que outra pessoa pode descobrir e o resultado é que as palavras daquelas pessoas nunca mais terão o mesmo valor. Mentir para si mesmo ou dizer algo que não vai fazer, é um notório ato reprovável, que irá pesar negativamente no seu comportamento social, pois, quando você tenta se enganar, seu cérebro se confundi e acredita na mentira ficando na expectativa que aquilo seja cumprido. Deve-se ainda saber que sempre se recebe o que se transmite.
Desta forma, concluímos, que “antes de falar pelos cotovelos”, como assevera a expressão popular, fale apenas o que  souber,  com o mínimo de segurança, sendo assim, você e suas palavras terão muito mais valor, não  esquecendo que o silencio deve ser adotado como sábio comportamento indispensável ao exercício cerebral regular.
Odilon de Lima Fernandes

 Fonte: Mais PB

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.