Política

Começa ano eleitoral: conheça as estratégias dos partidos


O ano novo promete começar com muita movimentação política na Paraíba em virtude das eleições, quando os paraibanos irão às urnas escolher seus deputados, senadores, governador e o presidente da República. No que depender dos presidentes das principais legendas que disputam os melhores espaços nas chapas majoritárias e o maior número de parlamentares, descanso não estará na agenda a partir desta segunda-feira (1).
PMDB
Foto: Marcos Oliveira/ Senado
O senador José Maranhão, presidente e pré-candidato ao Palácio da Redenção pelo PMDB, garantiu empenho para fazer com que partido ganhe mais tamanho no Estado disputando o cargo de governador, senador e ampliando sua representação na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Para isso, o peemedebista adiantou que já tem conversado com lideranças, inclusive com mandatos, que pretendem se filiar a agremiação partidária nos primeiros meses do ano novo.
“Temos alguns que não podemos estrategicamente divulgar, mas que virão. Deputados já com mandatos que disputarão a reeleição. Estamos conversando sobre senatória e não vamos divulgar porque ainda não é o momento”, fez segredo o senador.
PT
O Partido dos Trabalhadores anuncia que terá sua primeira mobilização política no dia 13 de janeiro com o lançamento em João Pessoa de um comitê em defesa do direito do ex-presidente Lula poder disputar a eleição.
“Vai ser um evento em praça pública com a presença de professores de Direito e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). No dia 24 do mesmo mês vamos mobilizar o Brasil em torno do julgamento que vai acontecer em Porto Alegre. Além das caravanas para a Capital do Rio Grande do Sul também teremos atividades aqui em João Pessoa”, informou Jackson Macedo, presidente estadual da sigla.
Quanto às pretensões políticas, Macedo revela que a ambição do partido é eleger um senador. O nome escolhido para o pleito é o do deputado federal Luiz Couto.
“Luiz Couto é um nome que já tem a unanimidade do partido e ele também tem essa disposição. Vamos agora botar o bloco na rua e começar a trabalhar esse nome”, destacou. Quando a alianças, o PT deverá manter apoio ao candidato do PSB, João Azevêdo (PSB).
PSD
Rômulo Gouveia, deputado federal do PSD
Tendo o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, como o nome em evidência para a disputa pelo Governo do Estado, o PSD deverá ter seu  primeiro grande evento depois do Carnaval quando o partido irá reunir as principais lideranças políticas.
Além de querer chegar ao comando do Executivo estadual, o PSD também espera dobrar representação em Brasília e na Casa de Epitácio Pessoa. “O projeto do PSD é ter Cartaxo como governador e o partido chegar ao Governo unindo as oposições”, destacou o presidente da legenda, deputado federal Rômulo Gouveia.
PSB  
Edvaldo Rosas, presidente estadual do PSB
O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, afirmou que o partido pretende iniciar já na terça-feira a discussão de uma agenda de encontros regionais da legenda para discutir as eleições 2018. Ao todo, segundo ele, até março serão nove os seminários realizados.
“Vamos fazer uma agenda de encontros regionais preparando os pré-candidatos a deputados estaduais e federais e apresentando João Azevêdo como nosso pré-candidato ao Governo”, destacou.
“Não vai ter férias nem para João Azevêdo e nem para o PSB”, alegou.
Edvaldo Rosas disse que espera filiação de novas lideranças que aguardam as janelas partidárias para mudarem de legenda.
PSDB
O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, defende que os nomes da chapa majoritária da oposição sejam definidos até o Carnaval.
Como agenda política, Ruy Carneiro disse que o PSDB continuará fazendo pequenos eventos e mantendo as conversações visando o pleito.
O tucano espera que o PSDB tenha em 2018 um desempenho semelhante a 2016, quando elegeu os gestores da maioria dos municípios paraibanos.
De acordo com ele, o partido participará da chapa majoritária das oposições e buscará ocupar mais vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Roberto Targino – MaisPB

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.