Esportes

Artilheiros e decisivos: o peso de Jô e Pratto para Corinthians e São Paulo






Por Diego Ribeiro e Marcelo Prado, São Paulo 11/06/2017 
 
Centroavantes se enfrentam em alta neste domingo, em Itaquera. Corintiano é Rei dos Clássicos; são-paulino participa de quase todos os gols no Brasileiro


Jô e Pratto não são apenas importantes para seus times e candidatos à artilharia do Campeonato Brasileiro. Decisivos, os centroavantes de Corinthians e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), com um histórico de peso em 2017. 

Tanto o corintiano quanto o são-paulino se notabilizaram pelo peso dos seus gols. Definem vitórias, classificações e resultados importantes para seus times. Jô é o Rei dos Clássicos: em jogo grande, só dá ele. Pratto é mestre em desamarrar confrontos complicados. 

Veja o desempenho dos dois só no Brasileirão:
  • Jô: 5 jogos, 4 gols, 2 assistências (participação em 60% dos gols do Timão)
  • Pratto: 5 jogos, 3 gols, 2 assistências (participação em 83,3% dos gols do Tricolor)
Tem sido rotina: com Jô e Pratto em campo, Corinthians e São Paulo sobem de patamar. Neste domingo, não deve ser diferente.

 

God of Clássicos

Em 29 jogos na temporada, Jô tem 11 gols e seis assistências para os companheiros. O que o torna ainda mais relevante é o desempenho nos clássicos. Contra o São Paulo, especificamente, três gols em três duelos. Diante do Santos, no fim de semana passado, fez mais um e relembrou a torcida do que ele é capaz.
No Brasileirão, ele deu, praticamente sozinho, sete dos 13 pontos ao Corinthians: gols no empate por 1 a 1 com a Chapecoense e no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória. Além disso, deu a assistência para o primeiro gol e marcou o segundo nos 2 a 0 sobre o Santos (veja abaixo).

Gol do Corinthians! Jô dá um giro no ar para desviar de Vanderlei aos 31' do 2º Tempo
– É uma fase maravilhosa. É claro que é importante para mim e para o torcedor o seu "camisa 9" (Jô usa a 7) estar fazendo gols. Mas eu devo falar que o Jô é um cara que trabalha muito e merece – afirmou o técnico Fábio Carille, orgulhoso.
Em nova fase também fora de campo, Jô ainda é importante pelo seu comportamento e incentivo aos mais jovens. Aos 30 anos, vive momento de maturidade. Taticamente, também é exemplo pela aplicação no primeiro combate aos zagueiros adversários e o papel que faz quando não tem a bola, buscando as laterais, movendo-se bastante e abrindo espaço para os companheiros.

Hermano de respeito

Os números também mostram a importância de Pratto para o São Paulo. Em 18 partidas disputadas, ele marcou dez gols e deu cinco assistências para os companheiros. E, analisando os tentos anotados pelo camisa 14, percebe-se que ele é o cara costuma decidir os jogos. 

No Campeonato Brasileiro, nos três jogos realizados no Morumbi, ele brilhou. Contra o Avaí, marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0. Contra o Palmeiras, deixou sua marca novamente e ainda deu passe para Luiz Araújo balançar as redes alviverdes. Contra o Vitória, repetiu a dose: uma assistência para o gol de Thomaz e um golaço em chute de pé direito (veja abaixo). Ele participou de cinco dos seis gols do Tricolor na competição.

Golaço! Pratto recebe de Thomaz e acerta um lindo chute na gaveta, aos 47' do 2º tempo 

Pratto tem um desafio pela frente no final de semana: repetir o que fez na semifinal do Campeonato Paulista, quando marcou um gol contra o Corinthians em Itaquera. Ele anotou apenas dois longe do Morumbi. O outro foi diante do Cruzeiro, no Mineirão, pela Copa do Brasil.
Além de goleador, o hermano também funciona muitas vezes como conselheiro e armador dentro de campo. Contra a Ponte, por exemplo, ele foi recuado para o meio para que Gilberto entrasse no comando do ataque. 

Veja as informações de Corinthians x São Paulo, pela sexta rodada do Brasileiro:
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Data e horário: domingo, 16h (de Brasília)
Corinthians provável: Cássio, Paulo Roberto, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Marquinhos Gabriel, Jadson e Romero; Jô
Desfalques: Fagner e Rodriguinho (convocados); Léo Príncipe, Danilo e Mantuan (no departamento médico); e Vilson (recondicionamento físico)
Pendurados: ninguém
São Paulo provável: Renan Ribeiro; Eder Militão, Maicon e Lucão; Bruno (Marcinho), Jucilei, Cícero e Junior Tavares; Marcinho (Thomaz), Lucas Pratto e Maicosuel
Desfalques: Rodrigo Caio e Cueva (convocados), Wesley e Araruna (aprimoram a forma física), Buffarini (estiramento na coxa direita), João Schmidt (entorse no joelho esquerdo) e Morato (cirurgia no joelho direito, só volta em 2018)
Pendurados: ninguém
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Transmissão: TV Globo para SP, RS, SC, PR, MG (Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, CE, PA (menos Santarém) e AP (com Cleber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Jota Jr, Wagner Vilaron e William Machado)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 14h

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.