Paraíba

Quase 30 prefeituras da PB descumprem lei e podem ser multadas pelo TCE; veja lista



Terminou nessa sexta-feira (10) o prazo para prefeituras paraibanas e câmara municipais entregarem os balancetes das contas de janeiro ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e dos 223 municípios, 28 não cumpriram a determinação podendo incorrer em crime de responsabilidade, improbidade administrativa e multa, conforme previsto na Resolução TC nº 03/2014. Todas as Câmaras Municipais entregaram os balancetes.

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes lembrou que entre os dias 3 e 6 de janeiro, o TCE-PB convocou todos os gestores públicos, contadores e assessores técnicos do Estado e dos Municípios para atualização cadastral no sistema eletrônico do TCE – Tramita e Portal do Gestor, para que as  equipes técnicas dos municípios pudessem ter acesso às diversas ferramentas, programas e procedimentos, que o Tribunal disponibiliza para efetividade, eficiência e eficácia da gestão dos recursos públicos.

Além da multa prevista no art. 11 da Resolução e demais imputações legais, a Lei Orgânica do TCE-PB prevê, também, o bloqueio da movimentação bancária, orçamentária e financeira, da entidade, estadual ou municipal  que deixar de entregar o balancete mensal no prazo.

Ele destacou que a Auditoria do Tribunal vem  acompanhando as gestões e mantendo o acesso eletrônico aberto, junto aos gestores cadastrados, interagindo com a troca de informações e encaminhamento dos documentos exigidos por lei, a exemplo dos balancetes, licitações, contratos, obras, concursos, atos de gestão de pessoal e Prestação de Contas Anual (PCA).

Veja lista de prefeituras que não repassaram os balancetes:
Aroeiras
Barra de Santa Rosa
Bom Jesus
Borborema
Caiçara
Campina Grande
Catingueira
Cubati
Cuité
Duas Estradas
Frei Martinho
Ibiara
Itabaiana
Jericó
Lucena
Mari
Marizópolis
Massaranduba
Nazarezinho
Nova Palmeira
Pedra Lavrada
Quixaba
Rio Tinto
Santa Helena
São João do Rio do Peixe
São José do Brejo do Cruz
Tacima
Tenório


Fonte: Blog do Gordinho

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.