Política

Maia recua do recuo do recuo e diz que Lei da Repatriação não vai mudar

 
Sob pressão do Palácio do Planalto, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recuou nesta quarta-feira (19) da decisão de colocar em votação novamente o projeto que altera a Lei de Repatriação. 

Ele já havia recuado, anteriormente, da decisão de colocar o projeto em votação. Nesta quarta, chegou a mudar de ideia e disse que o texto seria apreciado, mas desistiu novamente. É a quinta vez que ele muda de decisão sobre essa votação. 

Em café da manhã com líderes da base aliada, Maia anunciou que pretendia apreciar a proposta na segunda-feira (24), apesar dele ter dito na semana passada que a proposta estava definitivamente engavetada

No final da manhã, contudo, Maia recebeu uma ligação do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para abandonar a ideia, porque ela criaria uma insegurança jurídica, já que o prazo de adesão para a Lei da Repatriação termina no próximo dia 31. 

"O governo federal tem muita preocupação com o prazo e com o mérito da matéria. Isso pode gerar uma instabilidade, porque semana que vem é o prazo final da repatriação. Há um ambiente positivo na base aliada para votar, principalmente a pedido de governadores, mas acho que o movimento nosso pode gerar mais problema do que solução", disse Maia. 

O presidente da Câmara avaliou a proposta de mudança como positiva, mas ressaltou que não irá avançar na proposta sem ter uma posição clara do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. 

A estratégia de Maia era aproveitar o quórum para a votação do teto de gastos na semana que vem para emplacar o projeto de lei. Até lá, ele pretendia conversar com partidos de oposição, entre eles o PT, para evitar uma obstrução da votação. 

Os principais interessados na mudança da lei e que pedem a Maia para não desistir da votação são os governadores, mercado financeiro e empresários. 

Analistas do setor financeiro agem em nome de seus clientes, que têm recursos não-declarados no exterior e querem a alteração da tributação para saldo e não fluxo, a fim de pagar menos para a regularização de seus recursos. 

O mercado financeiro argumenta que esta mudança vai estimular muita gente que não está aderindo ao programa decida fazer a regularização. 

No caso dos governadores, o receio de Maia é que o PT aprove uma emenda determinado que tudo aquilo que superar R$ 15 bilhões de arrecadação das multas seja partilhado com Estados e municípios. 

O governo Michel Temer já havia aceito que este patamar fosse de R$ 25 bilhões, mas não topa valor menor, como defendem governadores. 

Até terça-feira (18), Maia afirmava que havia desistido de votar a repatriação por causa da oposição às mudanças vinda do PT. Aceitava mudar de ideia se os petistas também cedessem e topassem o valor acordado pelo Ministério da Fazenda. 

TETO
 
No café da manhã, ficou acertado também que as discussões sobre a proposta do teto de gastos terão início na noite de segunda-feira (24) e que será colocada em votação na terça-feira (25). 

Para evitar a falta de quorum, Maia marcou um almoço com a base aliada na segunda-feira (24) na residência oficial da Câmara. 

Para garantir a aprovação, o governo federal decidiu agilizar indicações da Câmara dos Deputados para cargos na Caixa e no Banco do Brasil e pedirá à base aliada que permaneça em Brasília no final de semana. 

As nomeações que atendem às bancadas governistas devem ser publicadas até o final da próxima semana no "Diário Oficial da União". 

Segundo a Folha apurou, as indicações para a Caixa já estavam sendo acertadas antes da votação do primeiro turno da proposta e serão cumpridas agora. 
 
 
Fonte: Folha de SP

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.