Mundo

Trump é oficializado candidato do Partido Republicano à Casa Branca

 


É oficial: Donald Trump foi confirmado nesta terça (19) como o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, depois de superar meses de desconfiança pública e intensa resistência da cúpula do partido. 

Coube a um dos filhos do magnata, Donald Jr., sacramentar o resultado ao anunciar os votos do Estado natal da família, Nova York, que garantiram o número de 1.237 delegados do partido necessários para selar a candidatura. 


Win McNamee/Getty Images/AFP
Delegados republicanos comemoram após candidatura de Trump ser confirmada em convenção
Delegados republicanos comemoram após candidatura de Trump ser confirmada em convenção 
"Isso já não é mais só uma campanha, é um movimento", disse Donald Jr., antes de declarar o apoio de 89 delegados de Nova York a seu pai e comemorar abraçado aos irmãos Eric, Ivanka e Tiffany.
Nova York foi o único Estado autorizado a votar fora da ordem alfabética, para permitir que Donald Jr. tivesse a palavra quando o número necessário fosse atingido. O anúncio em família também foi fruto de uma adaptação das regras. 

A esperada confirmação fez explodir em gritos e aplausos a arena em Cleveland (Ohio) onde é realizada a convenção republicana, enquanto os alto-falantes tocavam "New York, New York". 

Por volta das 21h locais (22h em Brasília), Trump apareceu no telão e, direto de sua Trump Tower em Nova York, com bandeira americana ao fundo, adotou tom mais presidencial do que o costume ao se dirigir à plateia. 

"Isto é um movimento, mas precisamos ir até o fim", disse logo depois do discurso de Chris Cox, da Associação Nacional do Rifle (da qual o magnata e dois de seus filhos são membros). 

Ele destacou sua votação recorde nas prévias republicanas: como pré-candidato, teve mais votos do que qualquer outro na história da legenda (13,3 milhões, contra 12 milhões de George W. Bush em 2000). 

Afirmou que "nunca, nunca" se esqueceria desta noite e destacou o papel da família: Eric, Donald Jr., Ivanka e Tiffany fizeram um abraço coletivo quando o pai foi referendado como presidenciável republicano. 

Prometeu que sua candidatura seria "para pôr o povo americano em primeiro lugar". Suas prioridades, afirmou, serão mais empregos, Exército forte, aniquilação do Estado Islâmico e a "restauração da lei e da ordem" nos EUA. 

SEM DRAMAS
 
A confirmação de Trump ocorreu sem maiores dramas ou protestos que a persistência de focos de oposição à candidatura do magnata no Partido Republicano sugeriam. Um a um, em ordem alfabética, cada Estado declarou a porção de delegados conquistada por Trump. Os delegados são os membros do partido que representam os Estados na convenção. 

Mesmo entre os que estavam inicialmente contra Trump, a confirmação sem grandes sobressaltos foi um alívio, afastando os temores de uma convenção tumultuada. "Espero que agora o partido se una para vencermos a eleição presidencial", disse à Folha o delegado da Dakota do Norte John Trandem, que no início da campanha apoiava o senador Ted Cruz. 

Desacreditado no início da campanha como mero factoide, o empresário e ex-apresentador de TV Donald Trump deixou para trás 16 concorrentes na disputa pela candidatura republicana e agora vai enfrentar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que deve ser confirmada como a candidata democrata na convenção do partido governista, marcada para a próxima semana. 

Trump e seu vice, o governador de Indiana, Mike Pence, voltarão à Cleveland na quarta (20). Trump fará seu discurso oficial um dia depois, o último da convenção.

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.