Brasil

Operação prende ex-chefe do PSDB de Minas, ex-secretário de Anastasia


Gilberto Nascimento - 28.mai.2009/Agência Câmara
Nárcio Rodrigues, ex-secretário de infraestrutura do governo Antônio Anastasia

O Ministério Público Estadual de Minas Gerais deflagrou na manhã desta segunda (30) uma operação que cumpre 16 mandados, sendo cinco de prisão. Entre os alvos então o ex-secretário de infraestrutura do governo Anastasia e ex-presidente do PSDB de Minas Nárcio Rodriguese, que teve a prisão temporária de cinco dias decretada. 

Outro alvo foi o empresário Maurílio Bretas, dono da Construtora CWP. 

Segundo fontes da investigação ouvidas pela Folha, há provas de que o tucano se valeu de contratos relacionados ao Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex) para captar recursos ilícitos para campanhas eleitorais do PSDB em 2012 e 2014. A operação teria como foco apurar investigar desvio de recursos na construção do projeto, obra do governo de Minas localizada em Frutal, no Triângulo Mineiro, cidade natal e reduto eleitoral de Nárcio Rodrigues 

Entre os locais que houve busca e apreensão estavam escritórios da Hidroex. Foram levados computadores e documentos. Também foram cumpridos mandados na cidade, em Uberaba e Belo Horizonte. 

O ex-deputado foi levado à uma das sede do Ministério Público por volta das 8h e transferido às 13h20 para fazer exame de corpo delito. Rodrigues saiu dentro de um carro da Polícia e não falou com a imprensa. 

Segundo a PM, irá para a Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional), onde ficará preso temporariamente. 

O PSDB de Minas Gerais foi procurado, mas ainda não se manifestou. 

A investigação começou com auditorias da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais.
A Operação foi batizada de Aequalis, e significa 'igualdade', em latim. 

Nárcio é visto como homem forte de Anastasia e também do senador Aécio Naves (PSDB-MG), chegando a despontar como um dos principais interlocutores quando foi deputado federal e Aécio governador de Minas. 



Geraldo Magela - 11.mai.2016/Agência Senado
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), em sessão no plenário
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), em sessão no plenário
 
'VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA'
Na votação da aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, o deputado Caio Nárcio (PSDB-MG), filho de Rodrigues, votou pelo afastamento da petista citando a honestidade do pai. 

"Por um Brasil aonde meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não eram possibilidade, eram obrigação", disse Caio antes de votar a favor do impeachment. O deputado encerrou a fala com a citação: "Verás que um filho teu não foge à luta". 

Caio Nárcio acompanhou o pai até a dese do Ministério Público na manhã desta segunda. Até o momento que teve contato com a reportagem, o tucano não tinha nenhum advogado atuando em sua defesa. 

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.