destaques

Jovens estudantes do EJA modalidade ensino médio, agradece ao Vereador Alexandre Almeida.




Em setembro de 2014, o Vereador Alexandre Almeida apresentou um Projeto de Lei que: Dispõe sobre a criação do EJA modalidade ensino médio na rede municipal no âmbito do Município de Cuitegi/PB e adota outras providências.


O Vereador visando a oportunidade dos Jovens que não tiveram acesso ao ensino regular ser contemplado com o ensino modalidade ensino médio no município de Cuitegi, dessa forma facilitando o acesso e o ingresso dos alunos da modalidade médio em Cuitegi.



Com essa iniciativa o Vereador Alexandre Almeida recebeu o apoio unânime da Câmara Municipal e recebeu a alegria e a feliz notícia de sanção por parte do Prefeito Guilherme Madruga que se empenhou junto à Secretaria para viabilizar essa propositura que vem ajudando aos jovens na qualificação e se preparando para o mercado de trabalho


Na ocasião o Vereador Alexandre Almeida, explicou o objetivo do Projeto de Lei que ora apresentava, e destacou que alfabetizar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança e a escolha.


Geralmente é depois da adolescência que o ser humano reconhece que necessita do conhecimento escolar e passa a buscá-lo. As causas de não ter se alfabetizado na infância podem ser várias, como o fato de ter que trabalhar para sobreviver, não ter acesso à escola no local onde mora e até mesmo a evasão escolar, por isso é comum ainda haver escolas que alfabetizam jovens e adultos.


É muito gratificante para uma pessoa leiga poder aprender a ler e escrever consciente da necessidade e importância de tal ato para a sua vida, um mundo novo se abre para ela é como se fosse cega e de repente abrisse os olhos e enxergasse coisas que até então não via. Alfabetizar tais pessoas é proporcionar para elas grandes mudanças, uma nova visão de mundo, a chance de ter uma vida melhor pelo menos com mais oportunidades.


Para os professores, já docentes ou em formação, é fundamental saber como acontece e vem acontecendo o processo de alfabetização nestas fases da vida, é nítido que com os jovens e adultos a alfabetização não acontece da mesma forma como na infância, os adultos precisam ser incentivados para que tenham motivação e não deixem que os problemas rotineiros os afastem da escola, o professor precisa conhecer as metodologias atuais e as que foram aplicadas e tiveram êxito para melhor atender ao seu aluno que independente de ser criança ou adultos também necessita de formação crítica e social.


Existem diversos fatores que muitas vezes não possibilitam a alfabetização no período da infância no decorrer dos anos o indivíduo sente a necessidade de inserir-se nesse processo e procuram a EJA (Educação de Jovens e Adultos) oferecido por escolas públicas e por projetos comunitários de alfabetização, essa pesquisa enfatiza esse processo de alfabetização, analisando informações sobre o tema e a validade das metodologias aplicadas.


Portanto, com a apresentação deste Projeto de Lei, o Vereador Alexandre Almeida acreditou está contribuindo para o desenvolvimento de uma Política Educacional que não se limite apenas a ao ensino Fundamental, mas que se disponha a disponibilizar a modalidade médio e sanar as dificuldades que ultrapassam o limiar desse campo, contribuindo, assim, para que tenhamos, a médio e longo prazo, um sistema educacional mais eficiente e mais eficaz.

Confira na íntegra o Projeto de Lei do Vereador Alexandre Almeida: 



Da Redação do site: http://www.cuitegiemfoco.com/

About Alexandre Almeida

4 comentar:

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.