Procuradoria busca novas contas de Cunha no exterior




O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou inquérito para investigar se um negócio da Petrobras na Argentina gerou propina ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em mais um caso decorrente da Operação Lava Jato.
O inquérito foi aberto formalmente em dezembro, a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), e está sob sigilo. Tem como investigados, além de Renan, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), sob suspeitas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A Folha apurou que a investigação tem como base a delação premiada do lobista Fernando Soares, o Baiano.
Em um de seus depoimentos, Baiano afirmou ter participado de uma operação para impedir que a Petrobras vendesse sua participação na empresa argentina Transener a um grupo norte-americano.
A participação na Transener deveria ser vendida ao grupo argentino Electroingenieria, negócio que acabou se concretizando.
Segundo o delator, o lobista Jorge Luz articulou a operação com dois ex-ministros argentinos, Julio de Vido e Roberto Dromi.
Baiano afirmou que houve pagamento de propina para concretizar o negócio e que Jorge Luz havia dito que parte dessa comissão era destinada ao "pessoal do PMDB".
"O pessoal do PMDB a que se refere eram Jader Barbalho, Renan Calheiros, Aníbal Gomes e, acredita, embora não tenha certeza, também Silas Rondeau [ex-ministro de Minas e Energia]", disse o delator.
O caso foi enviado em dezembro para a Polícia Federal em Brasília dar início à apuração, que até o momento ainda se encontra em um estágio inicial.
A citação ao ex-ministro Rondeau deve ficar sob investigação da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, segundo pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot.
"Requer o desmembramento da conduta em relação aos demais nominados [sem foro privilegiado] e envio de cópia do termo para a 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba/PR, tendo em vista a evidente conexão com os fatos apurados no bojo da denominada Operação Lava Jato, notadamente com fatos praticados no âmbito da Petrobras", solicitou Janot ao ministro Teori.
Além deste, Renan responde a outros cinco inquéritos no Supremo. Na última sexta (11), a PGR pediu a abertura de um sétimo, ainda sem aval do ministro Teori. 

OUTRO LADO
 
A assessoria de Renan informou que o senador "reitera que é zero a chance de ter cometido ou participado de impropriedades". Também diz que ele "reafirma ainda que não conhece a pessoa denominada como Fernando Baiano".
Procurado, Jader não retornou ao contato. Anteriormente, ele afirmou que não conhece Baiano e que nunca recebeu "nenhum centavo".
A defesa de Aníbal nega o recebimento de propina e sustenta que as declarações de Baiano não têm comprovação em provas.
A Folha não localizou o ex-ministro Silas Rondeau.

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.