Ex-prefeito de Belém é condenado a mais de 4 anos de prisão

23.02.2015 - 09h14 | Lenilson Guedes







O ex-prefeito de Belém Roberto Flávio Guedes Barbosa foi condenado a 4 anos, 10 meses e 15 dias de prisão. A pena foi fixada pelo juiz Tércius Gondim Maia, da 12ª Vara Federal, ao julgar procedente uma ação penal proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).
Na ação, o MPF acusa o ex-prefeito de ter fracionado e direcionado procedimentos licitatórios, realizados nos anos de 2007 e 2008, em favor de empresas das quais eram sócios Frederico de Lira Brito, Luiz Carlos Ferreira de Brito Lira, Emanuelle Ferreira Brito Lira de Luna e Francisco Edvan de Araújo.
Em sua defesa, o ex-prefeito sustentou a sua inocência, alegando que os procedimentos foram regularmente realizados, além do que as empresas participantes estavam previamente cadastradas e suas propostas foram compatíveis com os preços praticados no mercado, tanto que as prestações de contas foram aprovadas pelos órgãos fiscalizadores.
Para a Justiça, as provas constantes dos autos confirmam que o acusado, na qualidade de prefeito, foi o responsável pela abertura das licitações, bem como pela assinatura dos contratos . “O réu tinha o controle total sobre todos os procedimentos licitatórios e contratações realizadas pelo município, conforme se verifica dos vários documentos referentes às licitações realizadas e anexadas aos presentes autos”, escreveu na sentença o juiz Tércius Gondim.

Fonte: Portal Independente 

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.