Ibope aponta Ricardo com 53% dos votos válidos contra 47% de Cássio

A última pesquisa Ibope antes do segundo turno das eleições, divulgada neste sábado (25), aponta a liderança de Ricardo Coutinho (PSB) com 53% dos votos válidos, contra 47% ,de Cássio Cunha Lima (PSDB). Com a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada mostram Ricardo com 49%. Cássio tem 44%, brancos e nulos somam 5%, enquanto os indecisos correspondem a 2%.

No levantamento anterior, divulgado em 17 de outubro, Ricardo Coutinho tinha 48% dos votos totais e Cássio Cunha Lima , 42%. Brancos e nulos eram 6% e indecisos representavam 4%.
A pesquisa foi encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba. O Ibope fez a pesquisa entre os dias 22 e 24 de outubro. O instituto ouviu 812 eleitores. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PB-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01197/2014.

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.