Dilma lidera intenção de votos nas cinco regiões do país, diz Datafolha


A presidente Dilma Rousseff (PT) tem mais intenções de voto que seus rivais nas cinco regiões do país, aponta a nova pesquisa Datafolha.
A maior vantagem é no Nordeste, a segunda região em número de eleitores, onde alcança 56%. Marina Silva (PSB) tem 24%; Aécio Neves (PSDB), 9%.
No Norte, Dilma também tem vantagem folgada. Na região, a petista atinge 51%; Marina, 19%; Aécio, 18%.
Nos três Estados da região Sul, Dilma lidera isolada e apresenta tendência de crescimento, mas não consegue mais que a soma de seus rivais. Ela tem 39%; Aécio, 26%; Marina, 16%.
Editoria de Arte/Folhapress

A disputa aparece muito mais acirrada no Sudeste e no Centro-oeste. Na região que reúne o maior número de eleitores, Dilma tem 30%; Marina, 29%; Aécio, 25%.
No Centro-oeste, a petista alcança 34%; Marina, 33%; Aécio, 23%.
Em reação à pesquisa anterior do Datafolha, Marina registrou fortes quedas no Sul (de 21% para 16%) e no Norte (de 27% para 19%).
REJEIÇÃO
A pesquisa registrou ainda a sexta oscilação positiva da taxa de rejeição à candidata do PSB. Em 15 de agosto, só 11% diziam que não votariam nela de jeito nenhum. Hoje, Marina é a segunda mais rejeitada, com uma taxa de 25%.
Dilma lidera esse ranking com 31%, o mesmo patamar da pesquisa anterior. Já Aécio é rejeitado por 23%.
Pela primeira vez desde fevereiro, caiu o total de eleitores que querem mudança. O total de entrevistados que preferem que as ações do próximo presidente sejam diferentes recuou de 79% para 74%.
Embora continue alto, esse forte desejo por mudança não chega a representar uma ameaça fatídica para Dilma. Isso porque, na opinião do maior grupo de eleitores, a petista é a candidata mais preparada para fazer as mudanças: 34% pensam assim.
Aécio é visto como o mais preparado para fazer mudanças por 24%. Marina, por 23%.
O Datafolha ouviu 7.520 eleitores na segunda e nesta terça. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00905/2014.
NACIONAL

Editoria de Arte/Folhapress

A pesquisa Datafolha finalizada nesta terça (30) mostra tendência de acirramento da disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial.
Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera o primeiro turno isolada com 40%, sem alteração em relação ao levantamento anterior, as taxas de intenções de voto em Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) estão cada vez mais parecidas.
A ex-ministra do Meio Ambiente tem agora 25%, o senador tucano alcança 20%.
Na série do Datafolha, trata-se do quarto levantamento seguido com queda ou oscilação negativa de Marina. E também o quarto com variação positiva de Aécio.
No início de setembro, a vantagem da pessebista sobre o tucano era de 20 pontos (34% a 14%). Agora, a dianteira foi reduzida para 5 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos.
Em votos válidos (conta feita após o descarte dos votos nulos e em branco), o resultado do primeiro turno é Dilma com 45%; Marina, 28%; Aécio, 22%.
Para vencer uma eleição no primeiro turno, o candidato precisaria ter 50% dos válidos mais um voto.
Outra novidade do levantamento é que Dilma ampliou sua vantagem sobre Marina na simulação de segundo turno. Se uma disputa final entre as duas candidatas fosse hoje, o resultado seria 49% a 41% a favor da petista.
Na semana passada, Dilma já aparecia na frente, mas ainda em situação de empate técnico (47% a 43%).
Contra Aécio, a petista vence o embate final por um placar parecido: 50% a 41%.

About Alexandre Almeida

0 comentar:

Postar um comentário

obrigado e comente sempre

Tecnologia do Blogger.